FANDOM

Tahu é um protagonista do tema BIONICLE e da tradição que o acompanha. No contexto das histórias, ele é o arrogante mas corajoso e bom líder dos Toa Mata e mais tarde os Toa Nuva, uma equipe de heróis Toa que estão destinados a despertar o Grande Espírito Mata Nui de um feitiço de sono não natural que ele caiu sob. Tahu é um Toa que comanda o poder do fogo e usa o Kanohi Hau, uma máscara que lhe permite proteger-se do perigo que ele pode ver vindo. Tahu foi lançado como um conjunto quatro vezes ao longo BIONICLE nove anos de execução; Primeiro no primeiro ano de 2001, depois em 2002, 2008, e 2010, último ano da corrida original da linha. Quando o BIONICLE foi reintroduzido em 2015, as versões reiniciadas de Tahu e os outros membros de sua equipe foram novamente lançadas como conjuntos. Outra iteração de Tahu foi lançada no ano seguinte.

Primeira geração de Tahu na biografiaEditar

Toa MataEditar

Mata NuiEditar

Busca pelas máscarasEditar

A lata Toa de Tahu chegou em uma praia perto de Ta-Wahi. Quando Tahu surgiu, descobriu que alguns de seus componentes mecânicos haviam se separado. Ele fundiu as peças e percebeu que não lembrava quem ele era ou o que estava fazendo ali, para sua grande frustração. Ele finalmente se lembrou de seu nome e redescobriu seus poderes de fogo. Ele vagou ao redor de Ta-Wahi, eventualmente chegando à floresta carbonizada. Lá, ele foi emboscado por quatro Ta-Matoran, liderados pelo capitão do guarda Ta-Koro, Jaller. Eles capturaram Tahu em uma armadilha de madeira Rahi, mas Tahu facilmente queimou a armadilha com sua espada de fogo. O Matoran estava prestes a atacá-lo, mas Vakama, o Turaga de Ta-Koro, apareceu antes que uma batalha pudesse acontecer e disse à tropa que Tahu era um Toa e seu protetor. O Ta-Matoran e o Turaga levaram Tahu para Ta-Koro, onde Vakama lhe contou sobre o Makuta, Teridax, que atormentou o Matoran por mil anos. Ele informou Tahu que a única maneira que ele poderia enfrentar Teridax diretamente foi coletar as seis grandes máscaras de Kanohi escondidas em toda a ilha. Tahu então começou sua jornada para encontrá-los.

Segunda geração de Tahu na biografiaEditar

Chegada em OkotoEditar

Os Protetores convocaram Tahu e os outros Toa para Okoto recitando a Profecia dos Heróis no Templo do Tempo. Tahu caiu do céu e pousou na Região de Fogo de Okoto. Emergindo de seu local de acidente, Tahu foi saudado pelo Protetor de Fogo, chamado Narmoto, e seu povo. Os Toa havia esquecido sua identidade e estava confuso com a situação em que se encontrava. Embora Narmoto dissesse a Tahu seu destino profetizado para salvar Okoto, os Toa insistiam que ele não sabia nada sobre derrotar o mal. Enquanto Toa e Protetor conversavam, várias Aranhas-Caveiras atacaram, Tahu os derrotou com facilidade, inspirando admiração nos aldeões que os observavam. Narmoto então se preparou para viajar e instruiu Tahu a segui-lo.

Em sua jornada, Tahu aprendeu sobre os outros Toa de Narmoto, e tornou-se determinado que ele se tornaria seu líder, apesar dos esforços de Narmoto para enfatizar a necessidade de unidade entre os heróis. Enquanto ia visitar uma aldeia próxima, Tahu foi pego de surpresa por algumas Aranhas-Caveiras em uma ponte, e só foi salvo pelo pensamento rápido de Narmoto e pela sua experiência.

Durante semanas, Tahu viajou com Narmoto para o maior vulcão de Okoto. Dentro de sua cratera estava a Máscara Dourada de Fogo, que Tahu recuperou enquanto Narmoto defendia várias Aranhas-Caveiras. A Máscara de Ouro concedeu a Tahu grande poder sobre o fogo, permitindo que ele derrotasse o enxame de Aranhas-Caveiras, ameaçando Narmoto. Tahu então ouviu Ekimu falando com ele através da Máscara de Ouro e testemunhou uma visão da Cidade dos Fabricantes de Máscaras. Narmoto disse a ele que ele teria que viajar para a cidade para se unir com os outros Toa.

Lá, Tahu se juntou a seus companheiros Toa Kopaka, Gali, Pohatu, Onua, e Lewa, todos os quais haviam recuperado suas próprias Máscaras Douradas. Tahu e Kopaka brevemente lutaram pela liderança da equipe antes de Onua acabar com os dois Toa. Tahu declarou que a equipe precisava de um líder, e Gali propôs uma votação, mas eles foram interrompidos quando Pohatu anunciou que os Senhor das Aranhas-Caveiras estava se aproximando. Tahu tentou derrotar o Senhor, mas a criatura aparou seus ataques. Por sugestão de Onua, Tahu trabalhou com os outros Toa para subjugar a criatura antes de ordenar a Onua que a jogasse no abismo abaixo. Com os Senhor das Aranhas-Caveiras derrotado, Tahu recebeu outra visão de Ekimu, desta vez implorando aos Toa que encontrassem seu local de descanso. Os seis Toa então seguiram para a cidade.

Aparições Editar

Links externos Editar