FANDOM

BIONICLE é uma linha de brinquedos de ação produzidos pela LEGO, voltada para o público dos sete aos dezesseis anos de idade. Foi lançada na Europa em Janeiro de 2001 e, no mercado dos Estados Unidos da América, em Junho-Julho do mesmo ano.

O conceito da linha originou-se nas linhas Slizers/Throwbots (também denominada como Throwbots) e RoboRiders. Ambas as linhas se caracterizavam pelo lançamento de discos e pelo uso de peças LEGO clássicas. Os conjuntos BIONICLE aumentaram em tamanho e em flexibilidade ao longo dos anos.

A lenda de Metru Nui Editar

A expressão BIONICLE é uma combinação das palavras (em língua inglesa) "biological" (biológico) e "chronicle" (crônica), referindo-se aos habitantes de Mata Nui, uma ilha paradisíaca que caiu sob a escuridão e atraso da lei de Makuta. As lendas da ilha falam sobre o retorno de seis grandes heróis (denominados Toa) para lutar contra a escuridão e que irão reunir máscaras de poder para desafiar o Makuta e restaurar a paz em Mata Nui. BIONICLE traz a história destes heróis que retornam à ilha, da sua procura pelas máscaras e do consequente desafio a Makuta.

Mata Nui, O Grande Espírito, ensinou aos matoran as três virtudes: Unidade (união), Dever e Destino. Os matoran, em gratidão, deram um nome à ilha, que passou a se chamar Mata Nui, em homenagem ao Grande Espírito.

A ilha, inicialmente um paraíso, ficou assim conhecida após a chegada do grande espírito que trouxe alegria e luz à ilha. Os seus habitantes (chamados Matoran) adoravam a bondade de Mata Nui e não de Makuta, espírito irmão de Mata Nui. Entretanto, Makuta, com inveja do irmão, lançou um feitiço que colocou Mata Nui em um sono profundo, acreditando que os Matoran então o adorariam. Quando eles não fizeram, liberou a escuridão e bestas do mal sobre a terra para puní-los.